8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Nesses momentos de notícias ruins e de tempos de incerteza tem sido difícil para as pessoas controlar a ansiedade.

Alimentos que combatem a ansiedade são verdadeiros aliados para ajudar a tratar este mal. Ansiedade é uma realidade da vida moderna e o Brasil sofre uma epidemia de ansiedade.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.

Mas, como os alimentos que combatem a ansiedade agem no organismo? Apesar de não ser a causadora principal, existe uma relação direta entre ansiedade e o que comemos – alguns alimentos podem, sim, atuar no organismo aumentando o estresse.

Embora não exista uma comida mágica que possa “curar” ou “tratar” a ansiedade, há algumas mudanças que podemos fazer em nossas escolhas diárias de alimentação que ajudam a aliviar alguns sintomas.

Confira alguns alimentos que combatem a ansiedade para colocar no dia a dia.

 

1. Frutas cítricas

Presente em grande quantidade nas frutas cítricas, o ácido ascórbico — ou a popular vitamina C — ajuda a minimizar os efeitos da ansiedade porque atua diretamente na redução do cortisol. Assim, o consumo desse grupo de frutas deve ser estimulado porque promove melhoria no desempenho das funções cerebrais.

A liberação do cortisol pela glândula adrenal ocorre em resposta aos episódios de estresse, que, normalmente, contribuem para aumentar a ansiedade. Entretanto, esses eventos negativos são transmitidos para todo o organismo e, por conseguinte, dificultam o controle da ansiedade e deixam a pessoa mais exposta ao surgimento de outras doenças.

2. Banana

Essa fruta contém grande quantidade de triptofano, um aminoácido essencial para ajudar na liberação da serotonina. A serotonina é uma das substâncias responsáveis pelo bom humor. Desse modo, a ação dela se torna imprescindível para minimizar e aliviar os sintomas da ansiedade e também da depressão.

Além disso, a banana contém importantes minerais — como o potássio e o magnésio — que são controladores do equilíbrio iônico necessário às reações orgânicas. Quando esses elementos estão estáveis, eles promovem o relaxamento e garantem um sono tranquilo, condição ideal para a liberação de mais serotonina.

3. Amêndoas, castanhas e nozes

Além das vitaminas e proteínas, os minerais também desempenham importante papel para assegurar o bom funcionamento do organismo. Para efeito de controle da ansiedade, o consumo de frutas secas — como as amêndoas, castanhas e nozes — adquirem grande relevância, já que são fontes de minerais precursores de reações orgânicas necessárias à liberação da serotonina.

Os frutos secos contêm, ainda, vitaminas do complexo B, que também estimulam a formação da serotonina. E esse neurotransmissor é fundamental para amenizar os efeitos da ira, do estresse e da ansiedade, além de controlar a temperatura do corpo e manter a estabilidade do apetite.

4. Espinafre

O espinafre é rico em ácido fólico, cuja função antidepressiva natural é relevante no combate aos sintomas da ansiedade. O ácido fólico (ou folato) auxilia também nos processos metabólicos necessários à eliminação dos radicais livres — substâncias formadas pelos resíduos de elementos oxidantes e que causam o envelhecimento celular.

5. Chocolate

O chocolate — principalmente o amargo — possui flavonoides em sua composição: um antioxidante que também favorece a produção de serotonina. Nos níveis ideais, a serotonina aumenta a sensação de leveza e de bem-estar, melhora o humor e diminui os efeitos negativos da ansiedade sobre a mente e o corpo.

6. Leite

É uma ótima fonte de triptofano, um aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade. Essa substância também aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

 

7. Carnes e peixes

As carnes e os peixes são os alimentos com maior fonte natural do aminoácido triptofano. Como visto, a função desse aminoácido — juntamente com algumas vitaminas do complexo B e o magnésio — é atuar na produção de serotonina.

A serotonina, além de ser fundamental para regular os níveis da ansiedade, também exerce importância no controle do sono e das sensações de humor. Logo, incentivar a utilização desses alimentos é essencial para promover as condições ideais para que o triptofano esteja sempre disponível.

8.Grãos

Feijão, lentilha e grão de bico fornecem antioxidantes, vitamina B6 e magnésio. Por serem ricos em proteínas podem substituir a carne vermelha em alguma refeição.