
A Nutrologia tem como responsabilidade o estudo, pesquisa e avaliação dos benefícios e malefícios oriundos da ingestão de nutrientes. É também conhecida como Nutrologia Funcional ou Nutrologia Médica.
▫️O médico nutrólogo, é responsável pelas patologias no comportamento alimentar. Ele tem a tarefa de analisar os alimentos e todos os seus nutrientes, discriminando assim a importância deles para a saúde.
▫️A reeducação alimentar é o objetivo do nutrólogo, traçada a partir do metabolismo de cada pessoa, que visa uma alimentação melhor e hábitos mais saudáveis.
▫️O médico nutrólogo tem a capacidade de diagnosticar e tratar as doenças nutricionais, inclusive doenças nutroneurometabólicas (obesidade, hipertensão arterial e diabetes). Também identifica “erros” alimentares e maus hábitos que contribuem para o quadro em que o paciente se encontra.
▫️Para não confundir as funções e a procura pelo especialista correto, vale destacar aqui que o que distingue um nutrólogo do nutricionista, além da formação acadêmica, já que o primeiro é formado em medicina com especialização em nutrição, e o segundo, somente em nutrição, é também as atribuições de cada um.
▫️O nutrólogo está encarregado de prevenir, diagnosticar e tratar doenças, além de receitar medicamentos que auxiliem no tratamento do paciente.
▫️Já as funções do nutricionista, se baseiam em diagnosticar possíveis exageros de nutrientes no organismo humano e, partindo disso, o profissional pode montar dietas especializadas para cada metabolismo, com objetivo de emagrecimento ou ganho de peso, mas não tem autorização de prescrever receitas médicas.