O início do Outono ocorre entre os dias 20 e 21 de março e permanece até o final de junho. Essa estação é considerada o período de transição entre o verão e o inverno, sendo caracterizada pela diminuição da luz solar diária e pela redução gradativa da temperatura, o que torna os dias mais frios.
O clima mais seco e a temperatura mais fria, diminuem a transpiração corporal, deixando a pele mais ressecada. Além disso, ocorre também a diminuição da umidade do ar, o que pode favorecer o aumento de alergias respiratórias e doenças relacionadas à pele, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. Por isso é importante redobrar os cuidados com esse órgão durante o Outono.
Nas estações mais frias, as peles secas e maduras são as que mais sofrem devido à desidratação ocasionada pela baixa umidade do ar. Quando a pele está desidratada, fica mais passível à descamação, coceira e sensibilidade. Como consequência, podem surgir rachaduras, feridas, envelhecimento cutâneo e aspecto de pele craquelada.
Para evitar esses problemas, a Clínica Viver traz algumas dicas para manter sua pele saudável nessa época:
– Use e abuse dos hidratantes corporais: O melhor horário para passar o produto é após o banho, pois a pele está mais suscetível à absorção;
– Evite banhos quentes e demorados: As células mortas são removidas antes da hora com as altas temperaturas, dificultando o processo de renovação celular e trazendo consequências para a saúde da sua pele.
– Beba bastante água, mesmo se não estiver com sede: Pelo menos dois litros, e mantenha uma alimentação saudável, pois esses hábitos influenciam na saúde da pele também.
– Não abandone o filtro solar: Mesmo com a temperatura mais amena, os raios UV ainda penetram na pele e continuam causando danos ao órgão e acelerando seu envelhecimento, passe-o todos os dias.
– Em caso de ressecamento severo da pele ou qualquer outra anormalidade, entre em contato conosco e agende uma consulta com nossa dermatologista.
Escrito por: Sabrina Souza